“ É preciso ser um realista para conhecer a realidade. É preciso ser um romântico para criá-la”. F. Pessoa

A renovação estrutural que a pele madura da menopausa exige pode acontecer de forma muito saudável através da prática milenar do Yoga Facial. Basicamente porque a pele é o reflexo do nosso corpo “vivo”, o reflexo nítido da forma como nos cuidamos, nos alimentamos, sentimos e fazemos – nossa vida holística.

A pele madura traz suas marcas, linhas de expressão e densidade. Dentro de peles maduras habitam mulheres maduras com diferentes características, personalidades e estilos de vida. Mas muito semelhantes em suas expectativas, dúvidas, medos e esperanças. Em comum temos nossas “dores pessoais”. Todo/as temos aquela parte mais frágil, não tão favorecida da nossa aparência. Nossas heranças genéticas e da própria vida abrem espaço para essas pequenas dificuldades – entender que o envelhecimento é um processo natural e que dele nasce uma beleza segura, confiante e autêntica é se desapegar do que o mundo estabeleceu como perfeito. Perfeito é estarmos vivo/as e atento/as.

A prática da Beleza Natural pode ser incorporada ao dia a dia de acordo com cada perfil e seu poder transformador é também unificador, capaz de aproximar todos os diferentes estilos.

Menopausa – Uma Causa Comum

As mulheres que hoje se encontram entre os 40 e 60 anos, época em que a menopausa acontece, não foram preparadas para o assunto. Quando éramos jovens o assunto simplesmente não existia.

Na juventude ouvíamos sobre maternidade, filhos e trabalho mas nunca sobre as particularidades de ​um período no qual podemos renascer e gerar novos frutos, ainda mais doces e maduros.
A menopausa era vista como o fim dos tempos e hoje o assunto acontece superficialmente, ainda por ser descoberto e desmistificado na indústria da Beleza.

Desconhecer-se:​ ​um sintoma não raro​. Perceber-se diferente, sem uma explicação clara do que se passa, um sentimento bem comum nessa fase.

“Antecedendo o episódio da menopausa temos a perimenopausa, período em que há alterações hormonais importantes, especialmente nos níveis de estrogênio e progesterona. Nessa fase, a vulnerabilidade feminina é maior aos sintomas físicos e psíquicos. Entre os físicos destacam-se os fogachos (ondas de calor intenso) e, entre os psíquicos, tristeza, desânimo, irritabilidade e labilidade emocional, ou seja, grande flutuação do humor. Muitas se queixam ainda de insônia e alteração da memória. “ Dr.José Renó

A síndrome do ninho vazio, maturidade do relacionamento com o parceiro, mudanças físicas no corpo e no rosto, desconstrução de ilusões…são muitos os fatores que adoecem nossa pele, o nosso contato real com o mundo externo.
Superaressavisãoderrotistaea​ creditarnasinfinitaspossibilidades da renovação​ é um caminho que não precisa ser árduo nem tão sofrido como se apresenta.

Maisemaismulheresestão​a​ tentasedespertasàsnovaspráticasde rejuvenescimento e bem estar. A atitude positiva no cultivo da Beleza vista como virtude, de aspectos mais naturais, não radicais e possíveis -​ encontradas em sabedorias ancestrais e mais atuais que nunca – o Yoga Facial é a cara do século XXI.

Trabalho ou Hobby?

Minha experiência com o Yoga começou há 3 décadas e até 5 anos atrás eu a considerava um hobby. Um hobby importante, pois sempre fez parte do meu dia a dia, da minha rotina real, das minhas gestações. Tive o último filho aos 40, recomendo muito!.

A menopausa na minha vida ainda se chama Climatério. Faço 56 em dois meses e ainda não estou na menopausa, apesar de já sentir os sintomas e sua chegada a qualquer momento. Penso nos calores que escuto falar e espero que sejam brandos, mas ainda não os identifico. Meus sintomas estão relacionados ao sono ( o que me provoca olheiras profundas ), alterações de humor, queda de cabelo e a pele mais seca do que antes ( o que no meu caso é bom ).

Com o passar dos anos e a realidade de designer vivendo no interior do RJ, sem referências de amizades de infância ou familiares ( não sou da região ), me levaram a apreciar ainda mais a prática pessoal, muitas vezes solitária( amo a meditação que consigo no silêncio da natação).

Diferenças culturais são fatores importantes quando vivemos no interior. Valores, estilos, relacionamentos, escolas….- não pertencer é algo palpável, denso e no meu caso foi produtivo. Consegui perceber o valor e a singularidade do que eu tinha construído com o universo Design/Yoga/Yoga Facial ao longo dos anos e de como seria interessante compartilhar/trocar conhecimentos.

A decisão havia me tomado. Então o hobby virou trabalho naturalmente, nasceu pronto.

Experiências Pessoais e Autocuidado
Práticas Integrativas de Rejuvenescimento

“Temos que lembrar que a mulher sofre transformações nesta fase que vão além da queda hormonal, ocorrem alterações do corpo, ressignificação do papel social, do senso de feminilidade e da vida daquela mulher. Por isso, alguns ajustes do estilo de vida e terapias integrativas e complementares (que são chamadas de “ alternativas”) podem auxiliar ​muito para que esta transição ocorra de forma mais leve!”

Importante dizer que nosso rosto é o espelho das nossas emoções, antes de tudo. Paralisar seus movimentos não é rejuvenescer. Porque juventude é uma resposta ao ritmo em que conduzimos nossas rotinas, nosso dia a dia verdadeiro.

Na cultura Ocidental, onde a respiração e a meditação não têm grande valor quando pensamos em conquistas pessoais, os padrões que garantem uma imagem amplamente aceita ou adequada são considerados os melhores, pois atendem às urgências sociais/virtuais de sucesso.

Em pleno 2020, práticas em academias ou estúdios de diferentes modalidades não incluem rosto e pescoço aos movimentos fundamentais de fortalecimento e estrutura. No final do século passado, digamos nos últimos 30 anos, essa necessidade vem sendo percebida por uma elite do teatro e artes cênicas( em função da mímica facial), seguida por modelos fotográficos( a fim de manterem suas características naturais) e chegando aos poucos ao universo das “pessoas comuns” como algo muito complementar e porque não, fundamental.

Na menopausa, além dos fatores culturais, genéticos e hormonais precisamos falar de postura (coluna). O aumento do volume abdominal provoca uma contração pélvica que reflete na abertura dos ombros, posicionamento de pescoço/língua e perda da amplitude gestual – um fator geralmente não levado em consideração e que provoca novas “lesões” à beleza de uma forma geral.

O Yoga Facial trabalha as vertentes posturais não só em seus resultados faciais, mas em toda a reorganização dos membros superiores, incluindo um a um dos 8 segmentos da rosto – rejuvenescimento de dentro para fora, fortalecendo também aparelhos respiratório ( apnéias), digestivo(refluxo) e circulatório(inchaços), afetados igualmente nesse período.

O “milagre” acontece para quem se esforça. O​ poder restaurador do autocuidado abrange o quesito confiança, autoestima e portanto, rejuvenescimento. Ele nasce do prazer ressignificado, da construção da beleza de dentro para fora, da prática gentil e retribuidora da beleza consciente.

Longe do padrão de beleza clássico e pelo menos 20 anos mais velha que as belas mulheres que falam sobre beleza, são essas “abrangências” que me trazem até aqui. E que te levarão também onde quiserem ir.

Agregando Valores à Prática do Yoga Facial
3 dicas importantes na rotina para se fazer agora Óleos essenciais

https://media.doterra.com/br-otg/pt/brochures/ebook-oil-essentials- origins-working.pdf

Recomendo a leitura do link para o maior entendimento dos óleos essenciais, sagrados e restauradores.
Gerânio, Rosa e Jojoba são especialmente bons para as peles maduras ( procure por marcas orgânicas, comprometidas com saúde ), com suas características cicatrizantes, antioxidantes, ricos em vitaminas e minerais essenciais – excelentes reguladores hormonais. Para a libido, Ylang Ylang e Sândalo prometem bons resultados e para o cansaço, Cedro ou Lavanda, como recomenda Márcia Rissato super fera da aromaterapia e florais – confira no artigo abaixo.

Acesse a entrevista aqui

Bem como quando usados nos pés, são potencializados quando usados no pescoço e face.
Adicionados aos sais de banho são muito eficientes: às vezes relaxantes e restauradores musculares outras estimulantes físico e mental.

pele madura na menopausa

Recomendo aqui que visitem a plataforma da Melissa Volk, uma das pioneiras na visão da Beleza Consciente e seu espaço no mercado brasileiro ​linktr.ee/slowmarketbr​ . Aí encontrarão tudo de bom que precisam para o autocuidado orgânico/vegano/em sintonia com o seu novo momento, um espetáculo de trabalho!

Alimentação

Somos feitos de escolhas. Elas influenciam diretamente na qualidade de vida, prioridades, sonhos, e principalmente no “aqui e agora”.

A boa prática do Yoga Facial acompanhada de uma boa alimentação transformará seus resultados de forma significativa em pouco tempo, dependendo apenas de suas escolhas, força de vontade e direção. Acredito que na maturidade a​s grandes decisões“nos tomam”​ e por isso seguimos seguro/as, um luxo da observação carinhosa do tempo.

A alimentação é uma opção sem volta. Não mais sobre veganismo, naturalismo, engajamento, mas s​ obre equilíbrio. Cuidado e prazer em harmonia pacífica.

Longe de ser nutricionista, levo em consideração minha experiência pessoal para falar disso: não dispenso os grãos, peixes, frutas vermelhas e amarelas, derivados do leite e folhas escuras. Dispensando cada vez mais o sal e os carboidratos não integrais.

Não sou vegetariana mas confesso que há alguns anos a carne é um detalhe não diário no meu prato…​ainda assim importante ​na menopausa, em função da enorme perda muscular que carrega. Foi substituída em grande parte pelos cogumelos.

http​ s://evibrasil.com.br/blog/alimentacao-na-menopausa/ Sono

Um cansaço fora do comum, fora de hora e às vezes incontrolável…um dos piores sintomas da menopausa. Um efeito dominó onde o fato de não dormir devidamente gera cansaço diurno, desânimo, irritação, ganho de peso, baixa produtividade e perda da confiança.

Geralmente provocado pelas taxas hormonais o sono instável é um multiplicador de dificuldades e pessoalmente recomendo ser um dos aspectos de maior atenção e cuidado.

Nossa pele é o espelho desses sintomas, não só em rugas, mas na textura, no brilho e em sua natural renovação, ampliando o tempo dessa troca dérmica. É preciso considerar os preenchimentos e cirurgias precisam ser renovados com o tempo e mesmo quem opta por um tratamento “rápido” deve criar as estruturas de apoio para que no futuro continuem trazendo frescor e naturalidade.

Noites bem dormidas são estruturais e indispensáveis, bem como as posturas do Yoga Facial, na prática do Rejuvenescimento Natural.

Como fazer a postura da vela para dormir muito melhor

  1. Deite-se de costas com os ombros apoiados sobre uma manta dobrada;
  2. Deixe os braços e as mãos espalmadas para o chão e traga as duas pernas para frente, por cima da cabeça, como se fosse tocar o chão com os pés;
  3. Com as duas mãos apoiadas no quadril, logo abaixo da cintura, traga as duas pernas de volta, formando um ângulo de 90 graus, perpendicular ao chão.
  4. Estique o corpo para cima como se fosse tocar o teto com os pés e, se precisar, ajuste o apoio dos quadris;
  5. Parada na posição, inspire e expire lenta e profundamente;
  6. Para finalizar o exercício e sair da postura, expire enquanto traz os joelhos dobrados, descendo costas e pernas até tocar delicadamente o chão
  7. Se preferir use a parede como apoio e mantenha a postura com as duas pernas elevadas por 5 minutos.

Benefícios:

●  Estimula a glândula tireóide e para tireóide e normaliza suas funções.
●  Fortalece os braços e ombros e mantém a coluna flexível.
●  Nutre o cérebro com mais sangue.
●  Alonga os músculos do coração levando mais sangue venoso para ele.
●  Traz alívio da constipação, indigestão e das veias varicosas.
●  Ativa a circulação sanguínea e oxigenação celular para a renovação da pele, excelente na redução de pequenas linhas e inchaços.

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